segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Espinhas e erupções de pele


O Gabriel começou a apresentar sobre a pele algumas “espinhas” com a ponta branca, achei engraçado pelo motivo de um bebe tão pequenino ter espinhas, então como sempre vim tirar minhas duvidas na internet ate chegar a próxima consulta.



Li que é muito comum os bebês ficarem com pontinhos brancos e espinhas no rosto ou no ombro, normalmente elas aparecem entre a segunda semana e permanecem ate o meio do segundo mês de vida.

Por ser recém-nascido as espinhas apareceram pela quantidade de hormônio da mãe, que ainda estão circulando no organismo do bebê, elas não causam nenhuma coceira nem irritação e com o passar dos dias ela resolve sozinha não precisando de nenhum tratamento.
Recomenda-se não passar nenhuma pomada contra espinhas nem acne, pois poderá machucar a pele do bebe e assim precisará de tratamento. 

Refluxo

Quais são os sintomas?

O bebê pode regurgitar um pouco de leite depois de mamar ou ter soluço. Pode ser que às vezes ele tussa depois de regurgitar, como se o leite tivesse entrado pelo "buraco errado". Isso tudo é normal e esperado, por isso, se seu filho não tiver nenhum outro sintoma, não há com o que se preocupar. 

Preciso falar com o médico?

Você deve conversar com o pediatra sobre as regurgitações: 
• se seu bebê parecer não estar ganhando peso;
• se o bebê chorar muito sempre depois de mamar;
• se ele estiver vomitando com muita frequência;
• se ele começar a ter muita tosse;
• se ele ficar irritado, curvando-se para trás, depois de mamar.
Vale a pena tentar algumas medidas simples para ver se o problema melhora, como manter o bebê em posição ereta por 20 minutos depois de cada mamada e elevar um pouco a cabeceira do berço. Outra estratégia é aumentar a frequência das mamadas para diminuir a quantidade de leite em cada uma delas às vezes os bebês mamam demais de uma vez só, o que acaba provocando vômitos. 

Existe algum outro tratamento?

Nos casos mais graves, o pediatra pode receitar antiácidos, medicamentos anti-refluxo, produtos para engrossar um pouco o leite ou fórmulas anti-refluxo já prontas. Só use esse tipo de tratamento sob a orientação do médico. Talvez o pediatra prefira encaminhar o bebê para um gastroenterologista, que possa prescrever outros tipos de medicamentos. 
Crianças só são tratadas quando o refluxo realmente atrapalha a vida delas. Existem bebês que simplesmente regurgitam mais que os outros, mas não têm nenhum outro desconforto e se desenvolvem normalmente. Nesse caso, o tratamento não é necessário. 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico pode ser apenas clínico, ou seja, baseado no exame físico do bebê e na descrição dos sintomas. Existem outros exames para investigar o refluxo, como um raio-X do sistema digestivo (o bebê precisa tomar um contraste). 

O refluxo é grave?
A maioria dos bebês se cura naturalmente do refluxo com até 1 ano, à medida que o músculo do esfíncter vai se fortalecendo. Mas isso não quer dizer que o problema não seja sério. É importante acompanhar atentamente o ganho de peso de bebês com refluxo. Alguns bebês não engordam o suficiente porque não conseguem manter muito leite no estômago, e outros acabam perdendo o apetite por causa do desconforto causado pelo ácido. 
- - -
          Como eu não sabia sobre o assunto, pesquisei e esta foi a melhor matéria que encontrei. Espero que gostem.

Shantala



Shantala é uma técnica de massagem utilizada para o fortalecimento do vinculo entre mãe e filho deixando o bebe mais tranquilo, menos choroso e aliviando os momentos de cólicas. Depois do parto, principalmente se for natural é entendido como se houvesse acontecido uma separação e esta massagem tem como intenção de refazer essa ligação alem de outros benefícios.

Os principais lugares da massagem são:

No peito melhora a respiração porque expande a caixa torácica. Na barriga auxiliam o funcionamento do intestino e do estômago. A própria posição em que o bebê fica, de costas, estimula a coluna vertebral, e a movimentação de braços, mãos, pernas e pés facilita o desenvolvimento da musculatura e o aprendizado de abrir e fechar, pegar e soltar.

A shantala ainda traz a consciência corporal com maior abertura no contato com outras pessoas é mais uma vantagem. Já que o pequeno possui esse contato físico de amor com os pais, tende a se tornar mais receptivo ao toque em geral e a ter mais facilidade para se relacionar.

Um benefício extra é proporcionado para os bebês que nasceram de cesárea. Como não receberam a massagem original, ao passar pelo canal da vagina, eles podem se beneficiar muito dos movimentos da shantala.

                                                                 - - -
            Eu e o Gabriel iniciamos essa técnica e tem sido muito agradável. Antes e durante o banho de sol “brincamos” com as técnicas da shantala, é notável a diferença. Estamos amando.

            Se quiserem ler mais sobre o assunto acesse:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

De bebe a rapazinho


Dei esta noite um super presente para minha vovó. Durante uma crise de cólica de madrugada, a vovó levantou para ajudar a mamãe, ela me pegou, enrolou um mantinho e apertou a barriguinha para ajudar na dor.

Depois de algum tempo naquele chamego ela resolveu trocar minha fralda e ali estava o presente. Meu umbigo havia soltado.
- - -
Fala serio né Gabriel, mamãe dando banho, trocando bumbum sujo, tomando todo cuidado na hora de pegar, curando o umbiguinho e você dá para vovó este presente?! Pelo menos quem viu que tinha soltado foi eu.

Mais a vovó agora esta toda inchada falando que o Gabriel virou rapazinho foi com ela... Morro de rir...

Para curar o umbigo são necessários apenas álcool absoluto e gazinha. Após o banho e durante as trocas de fraldas é só umedecer a gazinha com o álcool e enrolar no pedacinho do cordão que ficou no umbigo. 

Sei casos de umbigos que demoram 2 dias e outros 42 dias para cair, o do Gabriel demorou 15 dias. 


O melhor de tudo é que todo mundo assusta quando eu falo que quem curou o umbigo foi eu mesma. (rsrs)








Registro de nascimento


         Toda criança quando nasce tem o direito de ser registrada e ela só passa a existir legalmente após esse registro.

            Quando fui registrar o Gabriel descobri que a mãe não registra um filho no nome do pai sem sua presença e que se for registrar sem a presença dele será encaminhado ao fórum a copia da certidão para dar inicio ao processo de reconhecimento de paternidade. Já o pai apresentando um documento que sai com a mãe da maternidade registra o filho normalmente.

            O pai do Gabriel veio para registrá-lo, então não foi preciso nenhum procedimento secundário. Tive o prazer de escolher o nome todo, espero que quando ele crescer goste.

            Apenas a primeira via da certidão é gratuita, por isso devemos guardá-la com todo cuidado. Precisamos dela para varias coisas, como: entrar na escola, participar de programas sociais, retirar a carteira de trabalho, casar e votar.

            O prazo para registro varia de acordo com a necessidade da família, quando houver necessidade de repouso pós parto e a mãe que for fazer o registro ela tem 45 dias, se for o pai 15 dias. O melhor mesmo é realizar o registro assim que sair do hospital.

            É direito de todos... Registre!